.

23 de julho de 2014

Estilo. Você tem um?

   
O conceito de estilo tem origem no termo latim stilus que, por sua vez, deriva do idioma grego. A palavra pode ser utilizada em diversos âmbitos; por exemplo, faz referência ao desenho, à forma ou ao aspecto de algo; passeando pelos estilos musicais, entre outros...
É muito fácil diferenciar uma pessoa estilosa daquela que, aparentemente “não tem estilo”. Dizer que uma pessoa não possui estilo é relativo, é uma leitura muito subjetiva. Quando pensamos em estilo logo imaginamos aquela pessoa cheia da grana, que se veste com roupas de marca e que dita moda por onde passa. Mas nem sempre para se ter um estilo é preciso dinheiro ou influência. O principal que uma pessoa estilosa possui é, sem dúvida, personalidade. A confiança que essa pessoa passa ao se vestir faz com que ela esteja bem arrumada mesmo trajando jeans e camiseta. E isso é, sem dúvida, ter estilo! Uma pessoa confiante consigo mesma é detentora de estilo; e isso nada tem a ver com roupa.
 

 
As roupas são uma extensão do corpo, expressam a identidade, valores e estilo da pessoa; por isso saber se vestir é uma arte. Dominar as técnicas de combinar cores, texturas, passear nos mais variados estilos que existem, isso tudo sem ser vulgar, brega ou cafona, é para poucos.
Quando o assunto é a moda masculina, fica ainda mais difícil quando o cara não liga a mínima para o seu visual. Mas alguns passos básicos são primordiais para o homem desse século que deseja possuir um estilo elegante e próprio. Podendo deixar o jeitão de “acabei de sair do jogo” pro dia do jogo e, não para sair!
 
1-      Lembre-se que você se expressa e comunica algo através do que veste.
           Ou seja, há roupas distintas para ocasiões distintas.
2-      Ter boas referências é fundamental.
          Ser uma cópia fiel do outro é falta de personalidade.
3-      Uma pessoa bem vestida sempre terá mais oportunidades na vida.
           Sua imagem é o seu cartão de visita.
4-      Vista-se de acordo com seu corpo, sua idade e contexto social.
           Conheça suas medidas.
5-      Pesquise, seja antenado, pergunte e visite sempre o PARA ELES (rs).
           Existem alguns bons sites brasileiros de moda masculina (te passo nos contatos).
 
            Aqui no Brasil, confesso que é um pouco difícil encontrar um cara estiloso de verdade que não seja um mero produto da mídia. Tirando as celebridades, que muitas vezes são “montadas” pelos Profissionais da moda, um simples mortal do dia a dia é quase uma espécie em extinção por aqui. Até porque existe uma cultura preconceituosa brasileira que, para o homem pensar em alguma produção, somente em uma cerimônia de casamento; tirando isso, vestir-se de forma elegante é frescura (???).
 
 
            Bem, como quem entende realmente de moda masculina mora há milhares de quilômetros daqui, o jeito é se inspirar nos europeus, principalmente os caras da Itália, França e Inglaterra. Lá é cultural qualquer homem ir à padaria ou dar uma simples pedalada de tarde bem vestido.
 

            Meu amigo, se você acha que ainda não possui um estilo próprio, a dica é começar a pensar em adotar um. Seja leitor assíduo deste Blog e outros especializados na área, procure boas referências e sempre esteja antenado. Mas se precisar de qualquer ajuda, pode contar comigo; estou às ordens. Abração!
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário